domingo, 17 de março de 2019

Como evitar preocopacoes e comecar a viver

Dos meus estudos sobre o livro com o título desse post de Dale Carnegie:
Viver em compartimentos de um dia. Neste compartimento você fara o melhor do seu tempo e assim estará consciente de que sua vida vale a pena.
Aconselha a fazer a oração do pai nosso todas as manhãs. Não é  por religião, é  porque essas palavras usadas são muito úteis para  você lembrar que o dia de hoje é mais importante do que o de ontem e o de amanha.  Essa oração diz: o pão nosso de cada dia dai nos hoje. Não diz o que a matraca mental diria. Algo como: se o trigo faltar amanhã, e se não chover nos campos,  como vou ter pão para comer amanhã? .
Fazer o melhor possível hoje vai impedir que você se "pré-ocupe" com eventos que podem nem existir no futuro e que te impedirão de fazer o que você tem que fazer agora.
Pergunte se, onde esta e onde quer chegar. Desenhe uma escada e coloque se no primeiro degrau. Ali escreva resumidamente como você vê sua vida agora.  Depois, no topo da escada desenhe você tendo a vida que quer. No meio dos degraus coloque os obstáculos que você vê a frente para chegar onde quer.  Depois responda as seguintes perguntas: quais os pontos fortes que tenho que me ajudarão a chegar onde quero?  Como pretendo pular esses obstáculos? Depois de descrever isto escreva : o que provara para  mim que  cheguei onde quero?
Estes passos são seu mapa. O caminho te mostrara as placas se você ficar atento. Ficar atento é justamente viver o hoje, o agora.
A rainha branca disse: A regra é  geleia ontem e geleia amanhã, mas nunca geleia hoje. Traduzindo, o sistema diz: ganhavas muito ontem e queres ganhar muito amanhã, mas o que tens hoje não tem importância alguma. Viva em outro tempo que não seja o hoje e você vai ser escravo do sistema.
Uma técnica para banir a preocupação de sua vida. 1- diante de um problema pergunte: qual o pior que poderia me ocorrer caso eu não resolva esse problema com sucesso.  2- aceite o pior e veja que você pode conviver com ele, ou melhor, você vai ter que conviver com o pior.  3 o que você pode melhorar para que não ocorra o pior? 4- entre em ação para minorizar o pior ou resolver o problema. Ex. 1- O pior pode ser perder minha empresa. 2- posso aceitar isto e procurar um emprego 3- mas posso ver com um advogado como me defender da situação 4- Ação: ligo para um advogado.
Preocupações causam doenças.
As preocupações  causa úlceras,   diabetes e até caries.  Preocupações são medo. Medo da miséria,  da morte, da perda. A preocupação envelhece, causa espinhas, erupções cutâneas e doenças coronárias.  É como água pingante. De tanto pingar quebra sua saúde. Pergunte-se : eu amo a vida? Por quanto tempo desejo viver? Nos temos recursos internos de vida. Temos tantos recursos internos de vida e não sabemos enfrentar o pior. Mas quando somos levados a uma situação de vida ou morte, encontramos a vida apesar da morte iminente. Enfrentamos os fatos e paramos de nos preocupar sobre a vida. Aqueles que não conseguem evitar a preocupação morrem mais cedo. Regra 1-viva em compartimentos diários. Viva o hoje e faça dele o melhor que puder. 2-  aceite o pior que seu problema pode lhe trazer. 3-  pense como pode melhorar esse pior. 4- aja em direção a melhoria do pior.
Ao fim você vai ver que o pior pode nunca ocorrer e você acaba se dando bem por estar preparado se ele vier. Preparado no sentido de aceitar a vida como ela vier. Uma frase que costumo utilizar quando um grande problema surge a frente é: Eu sou meu pai e eu sou minha mãe, posso encarar qualquer situação e lidarei com ela da melhor forma que souber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário